segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Néctar milenar

Para falarmos de vinho, precisamos antes entender a trajetória desta magnífica bebida.
Historicamente, existem registros arqueológicos que o vinho existe há cerca de 6000aC, registros encontrados na Turquia, Geórgia e Armênia.
Com o decorrer da história esta bebida teve grande expressão na economia, na saúde e forte reliosidade. O fato de ser uma das primeiras criações da humanidade faz com que cada garrafa tenha sua própria origem, fazendo com que o fascínio aumente entre as pessoas.
Quando Jesus diz:
“Eu sou a videira e vós sois os ramos.” (João 15, 5)
Eu comparo, nesta frase o sofrimento da videira e de Jesus para que consigam frutos de qualidade.
A videira é uma planta de origem trepadeira que recebe pouca água, para que seu fruto atinja a quantidade certa de açúcar, o qual se transformará em álcool em sua fermentação. O solo e subsolo para o plantio, devem ser compostos de calcário, cascalho, ardósia, granito e argila. Com estes obstáculos, a videira tem que se esticar mais e mais para atingir o lençol d’água. Com esta dificuldade e sofrimento, a planta oferece frutos especiais e de alta qualidade.
O vinho era a bebida mais consumida na Idade Média, uma vez que a água era impura, fazendo assim mal para a saúde. Os médicos da época também usavam a bebida como anti-séptico.
Numa época de tempos agitados na Europa, aonde a cultura da “vinha” corria perigo, foi à igreja, devida sua necessidade do vinho em suas missas, que garantiu a continuidade da viticultura. Os monges não só produziam a bebida, como também aprenderam com o passar dos anos a estudar o solo, o clima e a poda. Assim sendo eles melhoraram a qualidade da bebida. Quando os tempos agitados acabaram, o comércio ganhou novas forças com o vinho, graças aos monges.
O vinho sempre teve um grande papel não só no cristianismo, mais também em outras religiões. Porém no cristianismo ele se torna algo divino e sagrado, quando existe a transformação do vinho para o sangue de Cristo.
“… em seguida, pegou o cálice de vinho e agradeceu a Deus (…) porque isto é meu sangue, é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados …”
(Mateus 26, 28)
Atualmente o vinho ganha mais adeptos. Estudiosos sobre o assunto, a cada dia apresentam mais descobertas sobre a bebida.
Vinho uma bebida milenar, fazendo parte ao longo da história, cativando o fascínio do homem de todas as épocas por sua complexidade e sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário