segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Crianças, alegria em nossas vidas


Estamos iniciando um mês que comemoramos em um dia duas grandes festas. A primeira é a comemoração a Nossa Senhora Aparecida, uma imagem tão simples, encontrada por pescadores, mostrou para o nosso país sua grandeza, tornar-se a Padroeira do Brasil.
A outra comemoração é o dia das crianças, o qual eu interpreto esta comemoração junto com o dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada a mãe de todas as mães, a mais protetora e aclamada para proteger as crianças, que são a alegria e esperança de prosperidade e continuidade de nossas histórias, costumes e fé.
Hoje em especial falo sobre alimentação saudável. Uma vez que estamos a todo momento sendo bombardeados com informações de doenças na infância em: diabetes, pressão alta, obesidade causadas por alimentação errada.
Sei que a vida é corrida e que a maioria das mães trabalham fora. Isso faz com que a alimentação das crianças se tornem mais industrializadas do que caseiras. E mais fácil comprar sucos em pó, do que fazer uma limonada ou laranjada. Comprar bolachas doces, do que fazer um bolo de cenoura ou chocolate, pois além da falta de tempo, tem também a louça suja depois. Mais quando fazemos um bolo com as crianças, temos neste momento uma oportunidade de escutar seus medos e conquistadas, e aproximar as ideias de gerações diferentes.
Hoje em algumas escolas estão incluindo na pré escola, aulas de culinárias. Ensinando horta em vasos, mostrando que legumes, frutas e verduras podem ser saborosos só precisa saber como prepará-los e aprensentá-los.
Quando falo de alimentos industrializados, não digo para que seja proibido, mais sim para diminuir o consumo, uma vez que são composto de excesso de sal, gordura e açúcar.
Neste mês faça um teste, cozinhe com seu filho. Deixe que ele tocar nos ingredientes, assim ele irá conhecer um novo mundo, com cores e sabores diferentes. Esqueça a bagunça e curta o momento.
Para que isso aconteça, estou ensinando cupcake, bem fácil e divertido de fazer.

Cupcake de chocolate
Ingredientes:
200 grs de manteiga
3 ovos
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara e meia (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
½ colher (sopa) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Chantilly a gosto
Confeitos coloridos a gosto
Modo de preparo:
  1. Em uma batedeira, bata a manteiga, os ovos, o açúcar e o chocolate em pó até ficar um creme fofo.
  2. Desligue e junte a farinha, o leite o fermento e o bicarbonato. Misture bem até ficar homogêneo.
  3. Coloque em forminhas de papel nº 0 e leve para assar em forno médio-alto (200°C), pré aquecido até ficar firme.
  4. Desenforme e sirva decorado com chantilly simples ou de sabor de chocolate. Se quiser coloque uns confeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário