sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Arroz doce queimado

Vamos começar o mês de novembro, um pouco atrasado pois já estamos no dia 11, mais como o dia de hoje foi apelidado de o dia do 1 (11/11/11), fico feliz em trazer uma sobremesa portuguesa clássica, a nº 1 em muitos lares, como foi na minha infância. Curiosidades sobre esta sobremesa em Portugal, é que além da presença nas casas, também está nos cardápios do mais simples ao mais sofisticado restaurante português. Com sua simplicidade, agrada os mais diferentes paladares e por esta razão, a receita hoje é do "Arroz doce queimado", segue a receita:

Ingredientes
200 grs de arroz lavado
400 ml de água
1 pitada de sal
Um pedaço pequeno de casca de limão
1 colher (café) de canela em pó
400 ml de leite fervido, coado e ainda quente
200 grs de açúcar
1 colher de manteiga

Preparo
1. Coloque em uma panela larga o arroz, a água, o sal e a casca de limão.
2. Leve para ferver em fogo moderado e cozinhe até que os grãos estejam macios, e fique com um mínimo de água no fundo da panela.
3. Retire a panela do fogo e remova a casca de limão; solte os grãos com garfo.
4. Em outra panela, derreta o açúcar até obter um caramelo não muito escuro, junte a canela e em seguida o leite coado e a manteiga.
5. Quando o caramelo estiver derretido e incorporado ao leite, deixe a mistura reduzir por 10 minutos, e junte o arroz cozido e solto, mexendo delicadamente.
6. Cozinhe até obter a consistência desejada, tomado o cuidado de não deixar o arroz ficar mole demais.
7. Deixe esfriar em temperatura ambiente. Leve à geladeira, se desejar.
8. Sirva com canela em pó.

SUGESTÃO DA CHEF: Deixe o Arroz doce ficar bem gelado e misture a 1kg de sorvete de chocolate (que esteja fora do freezer por 15 minutos para que esteja macio). Ou sirva o Arroz doce com bolas de sorvete. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário